DOR CRÔNICA: O QUE É E QUAIS AS CAUSAS MAIS COMUNS?

Você sabe o que é dor crônica e quais são as suas causas? Aqui, estamos falando de uma condição bastante limitadora para os pacientes, uma vez que a mesma pode perdurar por até mais que 3 meses.

Na maioria das vezes, a dor crônica indica um problema maior, que precisa ser investigado por um profissional especialista. Caso contrário, o quadro apresentado pelo paciente pode se agravar.

Por isso, a fim de compreender melhor do que se trata a dor crônica, quais são as causas mais comuns e qual é o melhor tratamento para o seu caso, preparamos este conteúdo completo!

O que é dor crônica?

Considera-se dor crônica a dor que persiste por mais de 90 dias (3 meses) ou que permanece 30 dias após a resolução de uma lesão. Por isso, ela merece uma atenção especial por parte dos pacientes.

A dor é uma sensação bastante incômoda, que pode estar localizada em diferentes partes do corpo. Ou seja, um paciente pode apresentar dor crônica tanto no joelho, como também nas costas.

Deste modo, vale a pena mencionar que a dor crônica, muitas vezes, está associada a existências de disfunções no sistema nervoso. Logo, até mesmo problemas emocionais podem influenciar no quadro apresentado pelo paciente.

Isso significa que questões como ansiedade e estresse podem ser gatilhos para a dor crônica. O que, inclusive, reforça a necessidade de se buscar ajuda com um especialista no assunto.

Quais as principais causas da dor crônica?

Muitos pacientes não sabem, mas a dor crônica pode estar relacionada a diferentes fatores e condições. O que demanda uma investigação séria e acompanhada por um médico que entenda do assunto.

Sendo assim, dentre os problemas mais comuns que estão por trás da dor crônica, podemos mencionar os seguintes:

  • Osteoartrite;
  • Enxaqueca;
  • Fibromialgia;
  • Neuropatia pós-hanseníase;
  • Doença degenerativa da coluna.

As dores podem se manifestar em diferentes regiões do corpo, como na cabeça, olhos, pés, mãos, coluna, etc.

Como é o tratamento da dor crônica?

O tratamento para a dor crônica pode variar de acordo com o quadro apresentado por cada paciente. De toda forma, ele exige cuidado e acompanhamento com um médico especialista.

Neste momento, é de fundamental importância que o paciente não ignore os seus sintomas. Ou seja, sempre que sentir dor que perdura por mais de 30 dias, o ideal é buscar ajuda médica.

O tratamento para dor crônica pode envolver desde o uso de medicamentos indicados pelo médico que acompanha o seu caso, como também sessões de fisioterapia, terapias alternativas, entre outros.

Precisou de tratamento especializado para dor crônica? Não deixe de entrar em contato e marcar a sua avaliação!