ATIVIDADE FÍSICA: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA QUEM SOFRE COM DOR CRÔNICA

A dor crônica é caracterizada pela persistência em durar por mais de 3 meses, mesmo após a lesão de origem ter sido tratada ou cicatrizada. Ela pode ser contínua ou intermitente, afetando várias áreas do corpo e interferindo nas atividades profissionais, qualidade de vida e bem-estar emocional. 

Nesse sentido, uma das formas de melhorar a qualidade de vida e reduzir a dor crônica é justamente através da prática de atividades físicas. Leia mais sobre essa condição em: o que é dor crônica e quais as causas mais comuns?               

Por que fazer atividades físicas é benéfico?    

O exercício físico é benéfico pois pode ajudar a reduzir a dor crônica de várias maneiras. Ele pode estimular a produção de endorfina, o hormônio presente no cérebro que pode ajudar no alívio da dor. E além disso, ajuda a fortalecer os músculos e melhorar a postura, o que pode reduzir a pressão sobre as articulações da coluna vertebral, aliviando assim, a dor crônica.

Estudos também mostram que fazer atividade física regularmente pode não só reduzir a dor, como também melhorar a função física em pessoas com doenças crônicas dolorosas, tais como artrite, fibromialgia e dor lombar crônica. Saiba mais sobre elas clicando aqui.

Outros benefícios de praticar exercícios físicos

  • Melhora do humor: a atividade física também pode melhorar o humor e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, que muitas vezes são comuns em pessoas que sofrem de dor crônica;
  • Aumento da flexibilidade: melhora a flexibilidade das articulações e dos músculos, o que pode reduzir a resistência e dor associada a algumas condições crônicas, como artrite;
  • Melhora da qualidade de vida: a prática regular de atividade física pode ajudar a melhorar a qualidade de vida em geral, permitindo que as pessoas realizem atividades externas com mais facilidade e desfrutem de hobbies e atividades recreativas.

Entretanto, mesmo sendo benéfico, é importante que as pessoas com dor crônica consultem um profissional de saúde antes de começar um programa de exercícios, especialmente se tiverem uma condição médica pré-existente que possa ser agravada pelo exercício.

Além disso, é importante escolher um tipo de exercício adequado e adaptar o programa de acordo com a capacidade individual e limitações físicas de cada pessoa.

Se você tem sofrido de dor crônica, entre em contato e agende uma avaliação. O tratamento precoce em conjunto com a prática de atividade física adequada pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e minimizar os efeitos negativos que a dor pode ter sobre o seu bem-estar geral.